CABOS RCA – GOLD SUN – SILVER MOON

  • Os dois cabos usam cobre NU OFHC (Oxygen Free High Conductivity) extra-flexível, pureza 99,99% e RCA tipo estrela com blindagem dupla mais malha náutica.
  • Bitola: múltiplos filamentos ultrafinos 2 x 0,20 mm2
  • uma blindagem de isolamento central com alumínio depois pvc flexivel segunda camanda. Dupla Blindagem trançada em fios de cobre NU fechada + película semi-condutiva.
  • Todos os pinos condutores feitos de cobre tellurio banhado a prata.
  • Escolhemos cobre de telurio UNS C14500 para pino condutor central, este material tem resistência muito baixa e características sonoras incríveis.
  • O pino central oco e afiado obterá menor ruído e som aberto.Ambos os recursos só podem ser vistos nos produtos de plugue RCA mais caros.
  • Cobre telurio UNS C14500: 99,5% cobre, 0,5% Te e 0,008% fosforopio. Possui a mesma condutividade para o cobre puro, dureza muito maior e resistência à oxidação mostrada.
  • O design de aterramento de um lado (aterramento de ponto único) diminui a corrente parasita e a interferência eletromagnética/RF.

REVIEW

 

 

Cabos hi-end sempre dão pano pra manga. Já duvidei, mas sou o tipo que paga pra ver. Por isso, desde que comecei na audiofilia, eu decidi testar mais do que discutir sobre cabos e isso foi um ganho notável para mim e para minha experiência com a audiofilia.

Depois de adquirir uma eletrônica a altura eu aprendi a buscar uma melhor sinergia do sistema com cabos dos mais variados tipos e marcas. A decisão sempre foi em função da sinergia e não do preço ou da marca. O preço se tornou uma condição secundária. Se o acerto no sistema me agradava eu corria atrás de pagar o valor pedido em vez de ficar reclamando.

Com o tempo aprendi a buscar um equilíbrio maior na relação custo X benefício, afinal de contas não estou rasgando dinheiro.

Da mesma forma que existem cabos caros que entregam muito, existem cabos de valores mais modestos que atingem um grau de sinergia absurdo. E esse é o ponto para quem deseja aprender a lidar melhor com essa variável do sistema que são os cabos.

A partir de uma certo patamar não existe cabo ruim, existem cabos que serão mais ou menos sinérgicos com o seu sistema, pois o seu sistema de som forma um complexo conjuntos de interações que envolvem resistências, capacitâncias, indutâncias, impedâncias, ganho, headroom, distorção, forças transitórias etc.

Então um bom cabo é aquele que melhor se ajusta a complexidade dessas variáveis. Testei uma vez dois cabos de força da Nordost, um era o famoso e caro Valhalla (o original, não a cópia chinesa) e o outro um cabo de força mais modesto chamado Vishnu. No meu sistema na época o Vishnu apresentou uma sinergia muito melhor que o Valhalla. Com o Vishnu o sistema tinha melhor equilíbrio tonal, soava mais orgânico e natural, enquanto com o valhalla o sistema passou do ponto, soava mais duro e frontal. Isso significa que o valhalla é um cabo ruim? Que o valor não justifica a entrega? De forma nenhuma, pois tive a oportunidade de ouvi-lo num sistema Gamut com caixas Dynaudio e tocava maravilhosamente bem.

Posto isso, quero falar da minha experiência com os cabos da IS Audio. O Felipe fez a gentileza de deixar aqui comigo para testes dois cabos RCA da IS Audio. São eles o Silver Moon e o Golden Sun. Como o nome sugere um deles com banho de prata e outro só cobre. Os dois cabos usam cobre NU OFHC (Oxygen Free High Conductivity) extra-flexível, pureza 99,99% e RCA tipo estrela com blindagem dupla mais malha náutica. Os cabos são muito bem-acabados e com ótima apresentação.

Como esses cabos se saíram no meu sistema que é composto de toca discos com agulha Nagaoka MP200, Pré de phono PS Audio, fonte digital Wiim Ultra, Dac SMSL SU-9 Pro, Pré Audiopax model 5, power Mozart X da AFaudio e caixas Whaferdale Linton 85 anos.

Inicialmente utilizei esses cabos entre o pré e o power. Tirei o meu cabo de referência que é um ASI Liveline com liga de ouro, platina e cobre e coloquei o Silver moon no lugar. Deixei o cabo tocando por uns dias para que ele amaciasse e se acomodasse ao sistema.

Depois de uns três dias tocando me sentei para fazer uma avaliação mais atenta e confesso que o resultado não me agradou. O sistema ganhou um pouco mais de abertura, de clareza, mas passou um pouco do ponto. A sonoridade geral do sistema perdeu a suavidade, o relaxamento e ficou mais estridente.

Fiz o mesmo processo com o Golden sun e aí sim o resultado me agradou. Com o Golden Sun o sistema voltou a apresentar uma sonoridade mais fluida, relaxada, com ótimo equilíbrio tonal, boa dinâmica, palco recuado e boa definição. Mas ainda faltava alguma coisa.

Tive então a idéia de colocar o Silver moon entre o pré de phono e o Model 5 da Audiopax. Outra surpresa agradável, a sonoridade geral do sistema subiu de nível mais uma vez, ou seja, o Silver moon entre o pré de phono e o Model 5 encontrou seu lugar no sistema favorecendo a sinergia.

Agora a sonoridade geral estava mais próxima ainda do que obtenho com o meu cabo de referência. Tudo foi para o lugar e com nítida melhora na micro e macro dinâmica e timbres mais ricos.

Como argumentei no início do texto, a partir de uma certo patamar de qualidade e preço não existe cabo ruim. Existe sim falta de sinergia com o seu sistema.

Então se você, como eu, está em busca de uma excelente relação custo X benefício, eu indico esses dois cabos da IS Audio. O Felipe me disse que o valor de mercado deles ficará entre R$ 1000,00 e R$ 1200,00.

Você tem duas ótimas opções de cabos e chances dobradas de obter um resultado excelente no seu sistema. Achei o valor do cabos muito justos pelo que entregam. E só a título de comparação, o meu cabo de referência custa 5 vezes mais.

Sistemas de som hi-end são conjuntos de variáveis muito complexas como já mencionei e, portanto, os que buscam ajustar seus sistemas tem de estabelecer critérios claros através de uma boa metodologia e fazer testes. O teste com os cabos da IS Audio prova que se pode obter uma ótima sinergia no sistema sem ter que hipotecar a casa para isso.

 

Samuel Borges – Teólogo, psicoterapeuta e audiófilo desde 2003.

Insta – @modularsound_vinil